P A A N - B H

Carregando

Por que é importante ler os rótulos dos alimentos?

O rótulo é um importante instrumento de comunicação para que o consumidor possa acessar as informações de forma clara e detalhada sobre os produtos que pretende consumir, possibilitando escolhas adequadas às necessidades de cada um e, de modo a minimizar os riscos de consumo de produtos com ingredientes incompatíveis com o estilo de vida ou restrição alimentar das pessoas.

No Brasil a legislação alimentícia iniciou-se na década de 1960 e, ao longo dos anos, vem sendo aprimorada. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA é responsável por regulamentar e fiscalizar as informações das embalagens.

A informação contida nos rótulos é uma importante aliada na adoção de hábitos de alimentares saudáveis, e na prevenção do consumo inadequado de alimentos. Veja algumas dicas sobre algumas informações contidas nos rótulos de embalagens que podem auxiliar na hora da escolha dos produtos:

1 – Lista de ingredientes: descreve em ordem decrescente a quantidade de ingredientes utilizados na fabricação do produto. O primeiro ingrediente da lista será o de maior quantidade, e assim sucessivamente;

2 – Lote: é um número utilizado para controle da produção. Se tiver algum problema em uma unidade do produto, as embalagens que contenham o mesmo número de lote podem ser recolhidas pelo fabricante e analisadas;

3 – Prazo de validade: deve apresentar pelo menos o dia e o mês, quando o prazo de validade for inferior a três meses, e o mês e o ano para produtos que tenham prazo de validade superior a três meses;

4 – Tabela de informações nutricionais: traz a composição do produto e é importante para fazer escolhas mais saudáveis.
Uma atitude importante é fazer comparações dos rótulos de alimentos similares como, por exemplo, sucos, iogurtes, pães, entre outros. Assim, podemos identificar qual tem menos sódio, menos açúcar, menos gordura, ausência ou presença de conservantes, entre outras informações.
Devemos também ficar atentos aos avisos sobre temperatura de armazenamento antes e após abertura da embalagem, e presença de ingredientes alergênicos que podem fazer mal no caso de alergias.
Tenha um olhar mais crítico quando for analisar o produto, pois apesar da recomendação de que o rótulo deva conter informações claras, isso nem sempre acontece. Os rótulos dos alimentos não devem destacar a presença ou ausência de componente que seja próprio do alimento de igual natureza, informar propriedades que não possuam ou não possam ser demonstradas, também não devem apresentar informações falsas.

Como o Código de defesa do consumidor pode nos ajudar durante a leitura dos rótulos dos alimentos e compreensão de direitos?
O artigo 31 do Código de Defesa do Consumidor – CDC dispõe que "a oferta e apresentação de produtos ou serviços deve assegurar informações corretas, claras, precisas, ostensivas e em língua portuguesa sobre suas características, qualidades, quantidade, composição, preço, garantia, prazos de validade e origem, entre outros dados, bem como sobre os riscos que apresentam à saúde e segurança dos consumidores."
Por isso, informações previstas nesse artigo do CDC e dados como o nome e endereço do fabricante (ou produtor), formas de conservação, de preparo, volume, peso, entre outras, devem estar presentes no rótulo dos alimentos e de forma legível.
O Código classifica ainda de "impróprios ao uso e consumo" (de acordo com o parágrafo 6º do artigo 18):
I - Os produtos cujos prazos de validade estejam vencidos;
II - Os produtos deteriorados, alterados, adulterados, avariados, falsificados, corrompidos, fraudados, nocivos à vida ou à saúde, perigosos, ou, ainda, aqueles em desacordo com as normas regulamentares de fabricação, distribuição ou apresentação;
III - Os produtos que, por qualquer motivo, se revelem inadequados ao fim a que se destinam.

Você sabia?
Sempre que o consumidor adquirir um produto e logo em seguida constatar que a validade está vencida, ele deve solicitar ao comerciante a sua troca.
Quando o consumidor não adquire o produto, mas constata que em um determinado local ele está sendo comercializado fora do prazo de validade, ele deve comunicar o problema aos órgãos da Vigilância Sanitária ou à Fiscalização da Prefeitura local.
Busque mais informações sobre o assunto, exerça/pratique vigilância e autonomia na seleção de alimentos mais adequados e com melhor composição nutricional. A leitura dos rótulos dos alimentos é um bom começo!

5 – Conteúdo líquido: Expresso em unidade de massa (quilo) ou volume (litro). Indica a quantidade total de produto contido na embalagem. Devemos ficar atentos, pois às vezes encontramos produtos similares com peso diferente e assim sem perceber pagamos mais por uma quantidade menor;