P A A N - B H

Carregando

ALIMENTAÇÃO E HIPERTENSÃO

O coração é o órgão responsável por bombear o sangue para os demais órgãos por meio das artérias. Ao ser bombeado, o sangue cria uma força contra a parede dos vasos sanguíneos, o que determina a pressão arterial. Quando essa força está mais alta que o normal, temos a hipertensão arterial, popularmente conhecida como pressão alta.


A hipertensão arterial é uma doença que acomete pessoas de todas as idades e condições financeiras. Normalmente, não apresenta sintomas. Em alguns casos, a pessoa hipertensa pode sentir dor de cabeça, tonturas ou mesmo um mal-estar. Muitas vezes, porém, quando esses sintomas aparecem, a pressão alta já pode ter causado danos ao organismo.


Existem vários fatores que podem influenciar nos níveis de pressão arterial, dentre eles:

* Fumo
* Consumo de bebidas alcoólicas
* Aumento de peso
* Estresse
* Consumo elevado de sal
* Altos níveis de colesterol
* Pouca atividade física


Faça o controle periódico da pressão arterial com um médico para estabelecer um diagnóstico precoce e receber orientações adequadas.


O problema de pressão arterial elevada não é resolvido apenas com o uso de remédios. É fundamental também promover algumas mudanças no estilo de vida.


Para isso, veja algumas orientações nutricionais para controlar a pressão arterial:


Diminua a quantidade de sal nas refeições: ao cozinhar, utilize-o moderadamente e ao servir a refeição, tire o saleiro da mesa.

Prefira temperos naturais como alho, orégano, salsinha, cebolinha, coentro, louro, alecrim, manjericão e limão.


É sempre muito importante observar as informações nutricionais dos rótulos dos alimentos.

Evite alimentos industrializados ricos em sódio, cloreto de sódio, bicarbonato de sódio, fosfato de sódio, glutamato monossódico, hidróxido de sódio, sulfato de sódio, propionato de sódio, ciclamato de sódio e sacarina sódica (adoçantes dietéticos). Existem opções de adoçantes sem sódio como, a sucralose e com ingredientes naturais, como a estévia.

Devido ao alto teor de sódio reduza o consumo de alimentos enlatados, presunto, mortadela, salsicha, carnes salgadas, temperos prontos e caldos em tabletes, molhos, salgadinhos, azeitona etc.

Consuma óleo moderadamente. Dê preferência aos óleos vegetais (soja, canola, milho, girassol).

Prefira as carnes magras como peixe, peito de frango, patinho e chã de dentro. Ou retire a pele e a gordura aparente das carnes.

Evite frituras. Prefira sempre preparações cozidas, grelhadas ou assadas.

Evite o consumo de bebidas alcoólicas, refrigerantes, sucos artificiais e industrializados: prefira sucos naturais e água.

Consuma alimentos de todos os grupos para ter uma alimentação balanceada e dê preferência aos alimentos naturais.